domingo, 6 de junho de 2010

Head waitress!!!

Olha só que coisa... Quem diria q um dia eu seria uma chefe de garçonetes!? Pois é... Fui “promovida”, o q não significa aumento no salário, só no trabalho mesmo. Fiz 46 horas essa semana. Não parece muito, já q a média no Brasil é 40 horas, mas correndo de um lado pro outro, subindo e descendo escada, carregando litros e litros de cerveja, varrendo e esfregando o chão... Credo! Nunca tive tão cansada na vida! Não é como nos tempos de RBS, qdo o cansaço era mental. Mas ainda sim é ruim... Hj qdo me levantei não sentia as pernas! Nem preciso falar q passei o domingo na cama... Pq amanhã começa tudo de novo! Com a diferença q sábado pedi folga pra ver um showzinho q vai ter aqui. Um tal de Paul McCartney, ele fez parte de uma banda chamada Beatles algumas décadas atrás... Vcs já devem ter ouvido falar! Great guy...

Enfim... Não gostei de ser chefe! Eu disse pro meu chefe q nunca seria uma boa chefe! Odeio ter q ficar dizendo pras pessoas o q fazer... It will change, Neidine. It will change!, diz ele... O problema é q sem a Ágata e a Rosa, fiquei eu e as 3 mais novas, q são umas tanzas! Perguntaram 235 vezes a mesma coisa. Um dos bartenders disse q não sabe como eu não pirei! Meu chefe só ria... O gerente asshole continua um asshole. Mas esse, o Patrick, q é supervisor, me adora! Tá me mostrando tudo pq quer q eu faça o horário de almoço. O q é beeeem melhor q trabalhar de noite. Até me deram um cartão pra ter acesso ao caixa! Semana passada teve uma festa vip de um cara q simplesmente vai ser o dono do lugar em alguns meses. 40 garrafas de champagne (90 euros cada). Quem tava lá?! Eu! Sorrindo pro babaca q não me deu 1 centavo de gorjeta.


Mas chega de falar de trabalho! Hora do resumão “4 meses na Irlanda”. Coisas q aprendi:

- tenha sempre um guarda-chuva na bolsa. Mesmo q o sol esteja rachando (para os padrões irlandeses, claro), acredite: vai chover. Esses dias eu tava num parque qdo começou a chover. O povo simplesmente não se mexeu pq eles sabem q, assim como começou do nada, vai parar do nada.
- tenha sempre um casaco na bolsa. De dia eu tenho andado de manga curta, é um calorzinho super agradável, mas de noite esfria. Fato!
- tenha sempre um controle das suas finanças. É um sanduíche aqui, um badulaque ali, uma pint acolá... E se foram todas as gorjetas! Eu simplesmente não consigo juntar dinheiro e me perco o tempo todo! Acho q tenho e não tenho. Gasto e não sei onde! Vamos ver se agora melhora a situação já q vou ganhar mais...
- chinês só anda com chinês. Não tente ter um amigo asiático! A Constance é exceção pq é praticamente americana. Mas meus colegas... É ridículo! Depois de 3 meses eles tão falando comigo. Antes eu dava “oi” e eles baixavam a cabeça, desviavam os olhos... Mto estranho! Agora q eles descobriram q pode conversar em inglês na aula e começaram a falar comigo, vamos ter férias. 3 meses de holidays, pra depois voltar de outubro a janeiro. O que eu vou fazer nesse tempo todo? Trabalhar! E juntar dinheiro pq a campanha “Escovarzinhos na Europa” tá dando certo! Graças ao irlandês Bono Vox, glorioso vocalista do U2 (vcs tb já devem ter ouvido falar). Minha mãe, pai e irmão mais velho A-D-O-R-A-M ele. O q eu fiz? Comprei os ingressos e mandei pra casa. Menti pro meu pai q são nominais, ou seja, se ele não vier eu não tenho como vender! Detalhe básico: é em Sevilha, dia 29 de setembro, my birthday!!! Agora é só achar um jogo de tênis bem legal pra convencer ele a tirar a bunda grande do Itaqui.

Falando em Itaqui, nossa também gloriosa Camil virou noticia semana passada. Fiz uma materiazinha pros jornais locais (e pro jornal interno da empresa) sobre o arroz e feijão q podem ser encontrados na lojinha brasileira aqui no centro de Dublin. Pra quem mora ou ta vindo pra Irlanda, a dica: fica na Moore Street, entre a Parnell e a Henry. Abaixo, a matéria, q tá indo pra Camil de São Paulo.


Camil a mais dez mil quilômetros de distância

Guaraná, Nescau, polenta, pão de queijo e picanha são alguns dos produtos que podem ser encontrados na Mercearia Made in Brazil, bem no centro de Dublin, Irlanda, a mais de dez mil quilômetros de distância do Rio Grande do Sul. E, nas prateleiras, entre as marcas mais conhecidas do país, também estão o arroz e feijão da Camil Alimentos.
O dono da loja é o paulista Laudo Nascimento, que mora na capital da Irlanda há mais de 10 anos. Laudo começou trabalhando como instrutor de aulas de mergulho e fez “bicos” como recepcionista em hotel e contabilista. No auge da crise econômica que atinge fortemente a Europa nos dois últimos anos, ele perdeu o emprego e decidiu que teria o próprio negócio. “Ou eu fazia alguma coisa, ou voltava pra casa. Foi aí que tive a idéia e abri a loja em julho do ano passado”, conta o hoje empresário.
Segundo Laudo, os produtos da Camil Alimentos chegam à Europa com um preço mais acessível que a concorrência. O quilo do feijão preto e carioca sai por 3,25 euros, cerca de R$7,50. O quilo do arroz, 2,75 euros. Os clientes também podem adquirir feijão já cozido por 2,55 euros a caixa. “Outra vantagem da Camil é que os produtos já vem com o rótulo traduzido para o inglês”, diz o proprietário, explicando que deve seguir as leis da Irlanda em relação as informações nutricionais.
Além do preço, a qualidade dos produtos também chama atenção dos clientes. Laudo conta que o feijão europeu é vendido com molho de tomate adocicado, pouco comum no Brasil. Mas o tempero da Camil não é sucesso apenas entre os brasileiros que moram em Dublin. “Uma vez que os irlandeses conhecem os produtos, eles começam a comprar com freqüência. O feijão está entre os que tem mais procura”, comemora o paulista.


É extremamente simples... Mas me senti extremamente bem escrevendo. Por mais q eu esteja tentando evitar o jornalismo, ele me procura. Essa semana o Sergio, paulista q morava com o Fillipi, também jornalista, me convidou pra fazer um vídeo pra divulgar uma escola de inglês. Não é jornalismo, mas... Vamos ver o q acontece! Por enquanto vou investir na minha carreira de garçonete. Apparently, I’m a good waitress!

8 comentários:

  1. A pessoa que tem o dom do sucesso, faz sucesso no que for. Tu é competente e ponto! Não interessa se é servindo mesas ou escrevendo matérias no exterior.. Te admiro, Mocre!
    Te cuida.. bjãooo

    ResponderExcluir
  2. Muito bem! Nada como encher os bolsos para poder viajar bastante pela Europa...

    Já que estás aqui, tens mais é que aproveitar!

    ResponderExcluir
  3. Oba head waitrees...adorooo....congratulations....eu sei bem como é ser garçonete, ter que falar outra língua, usar un uniforme ridíduclo, e ter que estar sempre sorrindo pras pessoas....acredito sei mto bem o que é isso...pelo menos traz lucro naum?! parabéns mesmo pela promo, sinal de trabalho árduo e reconhecimento...mesmo que seja graçonete....like me by the way, hehehe!!!
    have a nice week and good luck Head...hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Dineeee!!! Que ótimas novidades !!!
    Adorei tudo: a promoção, a matéria sobre o arroz e o feijão Camil, o show do Bono com toda a "family".....e tem mais!!!
    Sevilha é perto de Alicante (digamos que como Itaqui-POA, ou menos) e a minha mãe estará lá. Imagine só vcs se encontrando na Espanha!!! Que luxo!!!
    Saudades!!!!
    bjos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto e, principalmente, a luta e a vida sobre as quais o texto fala.
    Assim é que se faz a construção do futuro numa terra estranha...tijolo por tijolo, começando de baixo !
    Olha, estou hipermegatriorgulhoso de ti !
    Beijão

    James Bond+

    ResponderExcluir
  6. Dine, eu simplesmente AMO teu blog! Hj ainda disse pra tua mamita, pq tenho a honra e o prazer de trabalhar com ela diariamente que só me falta dinheiro pra ir t visitar, pq se vontade rendesse milhas.....
    Tu é uma pessoa iluminada e de muita sorte!
    Beijos carinhosos!
    Ma:)

    ResponderExcluir
  7. Meu Benhê!!! Hoje lendo teu blog, estava lembrando, lá no teu quarto, no apê da Ane...tu estava recebendo a ligação de um emprego e lembro que conversamos sobre o que tu queria realmente...entre muitas coisas, lembro que tu dizia o quanto gostava de escrever e a TV era um idéia que não estava muito presente naquela época. Mas as coisas aconteceram e tu foi parar na telinha, saiu daqui tão descontente com a tua profissão, mas vejo agora retornando nas tuas palavras o gostinho por ela, adormecido aí dentro. Fico feliz!! Muito feliz!
    Outra coisa, li uma crônica de uma amiga antiga, Martha Medeiros, lembra? "Sonhos" e fala da saudade e quanto o sonho nos ajuda a amenizar esse sentimento. Tenho sonhado sempre contigo!Ainda bem!!!
    Beijos minha flor e parabéns pela promoção.

    ResponderExcluir
  8. Oiii Nadine, tdo bem?

    Me chamo Natália e acabei de chegar em Dublin.
    Estou sozinha aqui,e um pouco perdida, e como acompanho seu blog desde o Brasil, resolvi deixar esse post.
    Ficaria muito feliz se me desse uma forcinha, me add no msn, ou me mande um email no nataries@hotmail.com.
    Desde já gradeço a atenção.

    Bjos.

    ResponderExcluir