domingo, 28 de março de 2010

Two months

Amanhã é dia de pagar o aluguel. O q significa “2 meses na Irlanda”. Já! Gente, passa muito rápido! Então... Hora de algumas observações.

1. Preciso estudar sobre o Brasil. Sim, vcs leram direito: sobre o Brasil! É uma vergonha dizer isso, mas eu não sabia q temos quase 200 milhões de habitantes. Só sabia q toda a Irlanda é menor q o Rio Grande do Sul... Vergonha número 2: o Brian sabe mais sobre a Amazônia q eu! Pra piorar, é difícil pro povo entender q o país é enorme e q a realidade na maioria dos outros estados é bem diferente da minha realidade no sul... Pq, sim, infelizmente eles acham q o Brasil é uma selva. Muito perigosa por sinal! Ontem um cliente do bar disse q adoraria ir pro Rio, mas não tem coragem... Bom, se depender da minha propaganda pros costumers do Sam Sara, o Rio vai ter turistas suficientes pelos próximos 3 anos!

2. Preciso estudar sobre a Irlanda. A cara de decepção do Brian quando me viu com uma camiseta da Inglaterra foi algo. Eu me saí bem pq a blusinha é linda! Vermelho, azul e um England bem grande em branco... Mas ele ficou mto magoado! Daí eu disse: tá bom, é como se tu aparecesse aqui com uma camiseta da Argentina. “Não! Muito pior! A rivalidade de vcs é só no futebol! Vcs nunca tiveram uma guerra!”. Vergonha assumida número 3: só o q eu sei é alguma (pouca) coisa sobre o IRA e q a Irlanda ficou independente em 1922, quando o grande herói deles, o tal de Michael Collins, foi assassinado. Agora explica, em inglês, q o Dom Pedro I gritou “Independência ou morte” às margens do Ipiranga e era isso!

3. Hoje, oficialmente, tenho um emprego. E preciso agradecer por isso! A coisa não tá fácil por aqui... O Eugenio tem um inglês bom, experiência e tá procurando emprego há meses! Ele trabalhava ano passado, mas foi demitido por causa da crise (q por sinal, dizem q foi feia mesmo na Europa). Digo oficialmente pq ontem eles deram contratos pra todo mundo. Em português já é chato ler contratos, imaginem em inglês... Diz aqui q vou ganhar 9 euros por hora, com adicional para Sunday Premiums, Night Premiums and Public Holiday Premiums. Seja lá o q isso signifique, acho q é bom... Tb diz q não posso roubar nem dormir enquanto trabalho. E é tudo q eu preciso saber!

4. Não vai ser fácil deixar meu inglês como eu quero. Maldito sotaque irlandês! Hj vi o Obama discursando no Afeganistão e entendi tudo. Quando voltou pra repórter, bulhufas! Agora entendo pq se diz q inglês mesmo não se aprende no Brasil. Eu achava q falava alguma coisa. Mas no dia a dia é f*! Na aula a gte tem q escrever, todo dia uma coisinha, o q vai valer como nota no fim. É frustrante pra uma jornalista chata com o português escrever como uma criança de 5 anos. Tá bom... Cinco é exagero. Talvez 8! OBS: os textos desse blog não são NADA jornalísticos, ok?! Vai mais de 1 ano pra soar natural... E nunca, nunca, vai ficar como o inglês de um nativo. Até pq eu nunca, nunca, nunca vou tentar copiar o sotaque deles. Uma coisa q aprendi aqui é não tem vergonha do meu accent... Todo mundo tem o seu! E alguns, como eu já disse aqui, são terríveis! Por falar em sotaque, é incrível como se aprende português aqui tb. A única gaúcha q eu convivo é a Juliana, então as vezes eu páro pra pensar no meu próprio jeito de falar. Hoje conheci uma “guria” de Pato Branco q fala igual a Bozena. Tinha uma colega do Recife... Tem o povo de Blumenau... E a grande maioria, paulistas.... Tive q sair do Brasil pra perceber como são interessantes essas nossas diferenças! Muito engraçado foi eu tentando explicar pro Diogo o q é “te puxa”! Hahahaha!

5. Comeeeeça o horário de verão na Irlanda (o verão q tá difícil de começar, mas eu tenho esperança...)! Isso significa q agora estamos a 4 horas de diferença do Brasil. Por favor, não apareçam mto tarde no msn! Dizem q anoitece às 9 da noite. É ver pra crer!

Anyway... Essas são só algumas, entre as minhas milhares de constatações! Mas como eu também já disse aqui, é impossível contar tudo... Volto quarta (ou quinta) e prometo q com novidades!
OBS final: sexta não trabalho! Como todos sabem, é quase Páscoa e aqui a Sexta-Feira Santa é chamada de Good Friday. NENHUM bar na Irlanda abre. Dizem q Dublin morre! Mesmo assim, acho q vai ser uma boa semana... E uma boa “Sexta Boa”! ;)

4 comentários:

  1. Nossa, 2 meses! Parece que foi ontem que nos despedimos e eu quase chorei ahahah! (piada interna, né!?)... acho que a gente só aprende tudo que tu escreveu no blog, nosso pais, costumes e diferenças de sotaques, girias e culturas quando estamos com a "mente" aberta pra isso! e congratulations, essa é tua hora! eu sei bem como é isso, embora seja "do lado" conviver com paulistas, cariocas e mineiros acentua a diferença de ser gaúcha!
    okkk okkk to devendo o email e ele será escrito quarta ou quinta, ok!?
    have a nice "good friday" and happy easter! kisses and love

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Acabei de chegar em Dublin,gosto mto do seu blog!! =)
    Visita o meu,

    beijo

    ResponderExcluir
  3. De volta aos comentários após breve recesso...

    Bora lá, ponto a ponto:

    1) Vergonha mesmo! A imagem do Brasil é completamente destorcida fora do país. Se nós não conseguimos reverter esse quadro, quem vai?

    2) Usar o manto inglês em terras gaélicas é um ato de bravura. Congrats, estou de pé!

    3) Eu também quero um emprego. Nem precisa pagar € 9 por hora. O mínimo já tá de bom tamanho! :(

    4) Infelizmente é necessário 'copiar' um pouco do inglês nativo para conseguir entender o que eles falam. É claro que não quero falar como eles, mas precisamos absorver alguns vícios de linguagem locais para ter pleno domínio do listening.

    5) Nem fala em horário de verão. Jogo das 21h50 no Brasil termina às 4h na Irlanda. SA-CA-NA-GEM!

    Uma boa páscoa! :)

    ResponderExcluir
  4. Oooolha quem está vivo!!! E sempre com comentários mto pertinentes... My dear friend, os "fãs" dos meu blog já estavam perguntando por ti! Minha mãe e minha melhor amiga! Huhauahuah! Bejooo

    ResponderExcluir