quarta-feira, 17 de março de 2010

Bored... But proud!

http://www.irishtimes.com/

Como foi o feriado em Itaqui?! Porque por aqui foi boring... Confesso q o clima nas ruas é contagiante, todo mundo vestindo verde com suas bandeiras, irish hats and scarfes. Mas tinha mais turista q qqr outra coisa! E o desfile? Bom... Do pouco q eu vi, não entendi nada! Segundo uma matéria (pobríssima, por sinal) no site do Irish Times, 650 mil pessoas foram as ruas. “The parade began at Parnell Square at noon, and some 3,000 parade participants made the 2km walk to St Patrick’s Cathedral, via O’Connell Street, Dame Street and Christchurch Place. Eight pageant groups took part with displays on the theme the Extraordinary World”. O tema “mundo extraordinário” explica muita coisa! Insetos gigantes, ovos que andam, ursos e leões acompanhando trens, monstros, dragões chineses (obviously) algumas acrobacias... E eu me pergunto se tem algum sentido! Deve ter, mas só fiquei uma meia-hora me espremendo no meio do povo pra tentar tirar umas fotos... Segundo o Brian, isso se chama “usar a imaginação”. Depois, tentando explicar o q é o dia de St Patrick, ele me deu uma ótima definição de carnaval: algo sobre ficar bêbado, esquecer o mundo real e se divertir com americanas...


Turistas pagando mico! Tsc tsc tsc!


Little Irish friend!

Enfim, não sei o q tava esperando… Acho q não era nada irish mesmo, mas foi muito diferente do q eu imaginava. Bastante colorido, mas os “carros alegóricos” e fantasias são só um pouquinho mais elaborados que os de alguma uma escola de samba itaquiense do grupo de acesso (sim, o carnaval de Itaqui tem 2 grupos, vê se pode).

Exército, brigada, bombeiros... Também participam!



???????


Mas reclamações a parte, é bem legal mesmo ver o povo “orgulhoso” por causa do principal feriado da Irlanda. Acho q é como os brasileiros comemorando a Independência... Ou, melhor ainda, os gaúchos comemorando a Revolução Farroupilha. No caso do Saint Patrick, funcionou. Ele realmente conseguiu converter todo país pro Catolicismo. O shamrock, trevo de três folhas, foi usado pra explicar a Santíssima Trindade (Holy Trinity – por isso o nome da Trinity College!!! Oooohhh!). E por isso o trevo é um dos símbolos da Irlanda. Então, além dos chapéus e cachecóis, todo mundo andava ou com um colar, ou com uma tiarinha, ou com um trevo desenhado no rosto (that´s me, by the way).

Reparem nas janelas e sacadas! Vista privilegiada...

Depois q tivemos desfile enough, eu, Zenaide, Eugenio e Felipe fomos “percorrer” pubs... Tuuudo lotado! Como não é permitido beber na rua, o povo tem q se encerrar nos bares... No meio da multidão, bandeiras do Brasil e o clássico canto: eeeuu sou brasileiro, com muito orgulho... e blábláblá! Talvez mais orgulhosos que os irlandeses... E talvez mais bêbados também! Eu??? Só 3 pints! Mas um sentimentozinho bom de orgulho também!

Poooovo!


Mr Eugenio Cafiero de vinho, direto de Roma, e nosso amigo Felipe Novaes, direto da grande Vitória - ES

5 comentários:

  1. Ênio Sayago, grupo de acesso??? Como assim???
    Te perdoo por não entender de Carnaval Itaquiense! hihiih
    Eu pensei que todo mundo tivesse caindo de bêbado nese feriado aí, mas as pessoas parecem sóbrias, até!
    Lá em Itaqui, bebem mais! hahahahha
    saudadeeeee
    bjãooo

    ResponderExcluir
  2. Nadine...mto legal seu blog. Na verdade te achei em um outro blog (da Zenaide que mora em Bray...mto legal por sinal tbm). Mto bom ver sua animação. Estou indo no dia 03/04. Quem sabe não nos encontramos por aí.
    Ahhh...mto legal o lugar onde vc trabalha (entrei no site). Não surgiu mais nenhuma vaga aí pro começo de abril não?hahaha
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Lauren! Foi um chute infeliz! Hahaha! Tá arrumado... Bejoo

    ResponderExcluir
  4. St. Patrick's Day! In Dublin! In Itaqui! Oh god!
    Ando mega master sumida (explicações via email) mas sempre venho aqui dar uma "espiadinha"!
    Ontem o Dublin aqui em Poa tava lotado de gente vestindo verde ahahaha! Tinha promoções pra quem entrava vestindo essa cor... e eu pensando, bando de loucos fakes, a Nadine tá lá! ahahaha como sou má!
    Anyway, miss you! Escrevo no findi! Kisss

    ResponderExcluir