quarta-feira, 21 de abril de 2010

Thanks, volcano!

Quase 1 semana depois q fiquei trancada em Glasgow, os aeroportos finalmente reabriram hoje... A Ryanair, principal cia aérea irlandesa, perdeu POR DIA entre 10 e 12 milhões de euros (isso q é pequena!) e a República da Irlanda e Irlanda do Norte juntas deixaram de receber 16 mil turistas POR DIA... E foram mais de 60 mil vôos cancelados! Tô tentando evitar o lado jornalístico nesse blog, mas essa semana foi só sobre isso q falamos na aula. E confesso que, pela primeira vez na Europa, queria estar cobrindo essa bagunça toda!



Eu? Finalmente parei hj em casa pra organizar a vida... As duas últimas semanas foram cheias! Lotadas! Com direito a boate em plena segunda-feira e bebida de graça, passeio com sorvete no Jardim Botânico, thriller político sobre a Guerra do Iraque no cinema (sim, a Constance teve q me explicar o filme) e, é claro, Escócia!!!


University of Glasgow


Kelvingrove Park




Glasgow Cathedral


Assim dá até pra entender porquê eles são tão católicos...

Tivemos um dia P-E-R-F-E-I-T-O em Glasgow... By the way, muito mais bonita que Dublin! Parecida com Londres, mas ainda mais “velha” e com alguma coisa especial q eu não sei dizer... Dublin e Londres são planas, Glasgow e Edimburgo são montanhosas... E mais baratas! 2.50 pounds por um cocktail q no SamSara é 11 euros! A Constance não parava de se perguntar o que cargas d’água ela tava fazendo na Irlanda! Não sei... Só sei q o sotaque deles é ainda mais ridículo q o irlandês! Ela achou sexy, eu não entendi bulhufas... E o povo? Metido! Reino Unido, né?! Enfim...


Glasgow Necropolis Cemetery




West End


Vista do hostel

Depois de uma bela noite de sono num hostel lindinho, acordamos prontas pra pegar o trem pra Edinburgh qdo a recepcionista nos deu a notícia do tal vulcão... No inicio não achei q era grave e disse pra Constance: q q a gte pode fazer?! Ficar aqui sentadas esperando não é a melhor idéia... Então: bora pra Edimburgo!!!









Chegando lá, confesso q esquecemos por algumas horas q algo na Islândia tava acontecendo... Até q chega mensagem do Brian: é... Provavelmente vcs não vão voar essa noite. A Ryanair disse q não tem previsão! Brochada geral... Volta pra Glasgow, vai pro aeroporto ver o q acontece e... Ninguém! Completamente deserto... O próximo vôo disponível pra Dublin seria só no sábado a noite, então... Corre pra internet e compra passagens de ônibus-navio pra Belfast. E depois? Tarde demais pra voltar pro centro. Eu era puuuuta da cara! Cada uma escolheu um sofazinho e então pensei: ah, uma vez na vida todo mundo tem q passar uma noite num aeroporto. Moreover, acho q esse passeio de barco vai ser divertido...









And I was right
!!! Ainda no ônibus de Glasgow pra Stranraer, cidade portuária no sul da Escócia, eu agradeci ao nosso amigo Eyjafjallajoekull pela mudança de planos. A Constance roncava e eu não sabia se olhava pro mar a minha direita ou pras montanhas a minha esquerda. O ônibus parou em 39852 cidadezinhas (sim, também tem pinga-pinga na Europa) e eu adorei cada casinha, cada ovelhinha fofa e cada paisagem de um verde incrivelmente... Verde!





No navio, mais conhecido como ferry, ela se sentou entediada e eu, de novo, não sabia pra q lado olhava! “Constance, pára de reclamar! É minha primeira viagem de navio, não seja buzzkiller” (o nosso popular estraga prazeres)! Comprei um jornal, uma Bud e li q a Stena Line, one of the world's largest ferry companies for international ferry traffic, estava tendo os dias mais cheios dos últimos 30 anos! Aparentemente, todo mundo teve a mesma idéia... Brilliant idea! Navio com bar, filme, internet de graça, sala de jogos, loja e até manicure! O q, claro, nos custou 22 libras. Só! Não q eu esteja rica, mas achei barato...











Última parada: Belfast, na Irlanda do Norte. Só deu tempo de pegar um sanduíche, ligar pela vigésima vez pro chefe dizendo q não íamos chegar a tempo (e nem tínhamos condições físicas de trabalhar!) e entrar no ônibus pra Dublin... O percurso q faríamos em menos de 1 hora levou exatas 10 horas e meia, mas... Quem se importa??? Eu ficaria alguns bons dias trancada na Escócia, sem problema nenhum!!!


Kelvingrove Art Gallery and Museum, in Glasgow - tudo absolutamente de graça! OBS: tive aula de arte na faculdade... Qdo se tem 19 anos e a cabeça em outras coisas, confesso q não é muito interessante... Mas um Van Gogh de verdade, bem ali na tua frente... Sem explicação!


Nelson's Monument, National Monument and Calton Hill


Clássica!!!

11 comentários:

  1. Adorei a Escócia!!! hehehe Essa foi, sem dúvida, uma "indiada" muito bem vinda né? Tudo graças ao silício vulcânico!!!
    Mocre, é um grande prazer pra nós ver tu se divertindo tanto ai.. Um dia vou me divertir junto, juro que vou!
    Saudades...
    Ah, nem vou dizer mais aquele "Aproveita ou Te Diverte" porque mais do que isso, só se for ilegal! heheheh
    Bjãoooo

    ResponderExcluir
  2. Oi filha, ontem falamos p skpe contou muitas coisas que acabei de ler no blog, mas como disse q Rejane é um vicio essa leitura e nos faz ficar mais perto de ti ,parece. Viu, lembras qdo me ligou pdc pq o tal volcano estava atrapalhando os planos ,e eu falei "calma" filha ,as coisas se ajeitam, nada dura para sempre ... alguma coisa de bom vai acontecer e... escuta a Mami que tem "quase" sessentinha nas costas e aprendeu e continua aprendendo com a vida. Linda a Escocia, so queria mais fotos contigo aparecendo, mãe coruja quer sempre ver a filhota bem, feliz, com saude e muiiita cultura e novidades p contar. Bjos TE AMO.

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer a Escócia! Como havia te dito, é um dos países que gostaria de conhecer. Agora to tendo esta oportunidade Dine, pq da maneira que contas tudo, parece que estou ai tb!! E,como disse tua mami,novamente ela tinha razão, valeu a pena atrasar tua viagem, só assim teve outras oportunidades, viu que o que as vezes parece um castigo acaba sendo um "presente"?? Escuta os mais experientes hahahah e bendito vulcão!!! bjoss, estamos esperando sempre ansiosos mais fotos e mais blog!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. É, definitivamente, uma conspiração do mundo a teu favor!!! Viu? Até um vulcão, que causa o maior caos na Europa, vem para te trazer mais novidades, vivência, aprendizados e muita curtição.
    Copiando o que o Romário (baixinho do futebol carioca) falou, qundo tu nascentes Deus apontou o dedão prá ti e falou "ELA É O CARA"!!!
    Tudo nesse blog é genial! A forma como tu escreves, que nos faz viajar junto, as fotos incríveis, e, principalmente, as tuas experiências.
    Dine, ainda tem uma Europa inteira te esperando!! VAI LÁ !!!
    bjos com saudades.

    ResponderExcluir
  5. Eu olho orkut, blog e não me canso!! Fico imaginando cada coisa que tu conta por aqui... divertido!!!E uma coisa eu descobri, sempre fui mil vezes mais tagarela que tu e lembra que a gente te chamava de autísta??? Aí está a resposta, viestes ao mundo pra pensar e escrever!! Te juro que eu acho que tu "fala" mais por aqui do que se estivesse nos contando pessoalmente. Adorei as novidades e qguardo por mais aventuras destes dias felizes! Te amo!

    ResponderExcluir
  6. bah indiada é apelido hein...mas é nessas aventuras que agente mais se diverta, vai dizer...hehehe, as fotos tão show e pelo jeito a viajem de ferry foi mais show ainda...ah tu trabalha no Sam Sara neh??? eu mandei meu CV pra lá essa semana, tão pedindo staff part time...tomara q me chamem, tenho experiência mas me faltam alguns QIs entende...hehe, se souberes de algo, estamos ai...valeu
    bjoks e tô sempre acompanhando teu blog...

    ResponderExcluir
  7. Demais esses locais! Visitarei com certeza absoluta!

    A propósito, te citei como vítima do tal islandês no meu blog... ;P

    ResponderExcluir
  8. Menina como vc escreve bemmmmmm...adorei o post...vc só esta precisando aprender o "truque" das camisetas...hahahahhahaahahah...
    irlandacolorida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa...diante d tdo q acabei d ver e ler, como tdos, eu me lembrei de uma coisa q tu me disse quando esta sua viajem ainda era só parte dos seus planos, que vc iria fazer algum curso, pra quando voltar pro meu dos indios..rsrsrs(brincadeirinha) podesse exercer uma outra função q não era a q vc exercia, Dine do céu, vc tem o poder da palavra em suas mãos, até eu q não gosto mto d ler (confesso) não consigo sair sem ler tdo...Parabéns Amiga continue se divertindo e nos ampliando cada vez +
    Te Amo...Cris!!!

    ResponderExcluir
  10. Dine! Não sei se tu lembra, mas quando nós pegamos os cinco únicos dias de praia em 2007 com chuva todos os dias, a minha mãe me mandou uma msg que dizia: façam do limão uma limonada" hehe, pois é, acho que foi extamente isso que tu fez e foi maravilhoso pelo visto. Tua mãe tb está certa, nada dura pra sempre. De vez enquando elas têm razão né? hehe...
    Amiga, tb concordo com a Ju, quando diz que escrevendo tu conta com mais detalhes do que estivesse falando. Enfim, eu sei que está cada vez melhor ler tuas aventuras, tu é show!!
    Esperamos a próxima!
    Bjão, te amo!!

    ResponderExcluir
  11. eu imaginei que vc ia ficar "curiosa". O truque é sempre ter uma "muda" de roupa ou camiseta, quando se esta viajando por dias e varios paises e pra não sair em todas as fotos com a mesma roupa e a mesma cara.Eu troco de camiseta em todos os lugares, entro no banheiro de um jeito e saio de outro...ai as fotos estão sempre com cara nova e lugares novos...mesmo que vc va trocando apenas as camisetas...hahahahaahah...entendeu?? abarço colorido

    ResponderExcluir