domingo, 11 de abril de 2010

Participate in Creating a Better World

“Olha, se tem algo realmente ruim acontecendo, eu quero saber…”
“Quer mesmo?”
“Quero!”
“Então... Lembra q eu te falei q eu e meus irmãos fomos criados por um primo gay? Ele tinha câncer...”
Eu disse “tinha”! E agora ele não vai sofrer mais... Mesmo q eu falasse o mais perfeito e fluente inglês do mundo, o Brian não ia entender o q aquilo tudo significava pra mim. Eu tava na Noruega (Noruega!!!), numa cidadezinha do interior, indo jogar boliche com estranhos... E recebi a notícia de que tinha perdido uma das pessoas mais importantes da minha vida, só depois de incomodar muito minha mãe. Ela, o Fillipi e a Ita tentaram me mentir, mas eu sabia q tinha algo errado! O Fillipi, por sinal, é um péssimo mentiroso...

“Eu sei q não tem nada q eu possa fazer, mas eu tô aqui...” É, meu querido, não há nada q a gte possa fazer mesmo... Mas naquela hora eu só queria estar perto dos meus irmãos! Essa conversa aconteceu pouco depois q eu passei uma meia hora trancada no banheiro da Magda, uma polonesa q tava nos recebendo em Sarpsborg... Como fomos parar lá? Através de um esquema chamado CouchSurfing (literalmente, surfando no sofá). Segundo a definição do site, uma rede mundial para fazer conexões entre viajantes e as comunidades locais que eles visitam... É como um orkut, cada pessoa tem seu perfil, fala sobre as coisas q gosta e, obviamente, onde mora. Em vez de escolher um hotel, tu escolhe na casa de quem quer ficar, de acordo com as preferências e, principalmente, referências de quem já foi surfer na casa dessa pessoa... Eu já sabia q íamos fazer isso, mas nem falei nada pq minha mãe ia ficar mais louca ainda!


Não era Oslo... Eu e a Constance não estragamos TODA a surpresa!

No primeiro dia, em Fredrikstad, ficamos na casa do Arno, um norueguês quarentão q ensina marcha atlética. Ele foi nos buscar na estação de trem, nos deu o quarto da filha dele e de manhã fez pão fresquinho pra nós! Em troca, fomos no mercado e fizemos janta (mentira, só lavei a louça) enquanto eles conversavam sobre a história da Noruega e da Dinamarca (sabia q eles já foram um só país? Eu não!). Tb conhecemos a Kaisa, que segundo o Brian é a cadela mais cute q ele já viu (isso pq ele não conhece a Kate) e a Ella, norueguesinha liiinda de 11 anos...


Coooorre!


Aham...


Passeio de barco... 11 krone pra atravessar o rio = 1 euro!

No outro dia a Magda fez a mesma coisa: nos pegou na estação e nos levou pra casa dela pra tomar chá! Nós e o Jio, um norte-coreano q tá estudando pra ser diplomata e tb tá de passagem pela Europa... Ele dormiu no sofá e nós em colchões no chão da sala... Vcs sabiam q Kim Il-sung foi o fundador da Coréia do Norte e o primeiro e único presidente do país??? Eu tinha uma vaga idéia! Ele morreu e continua “governando”... Q coisa! Digo isso pq a idéia do CouchSurfing não é apenas não pagar acomodação. É dividir culturas e conhecimento! Tem coisa melhor q ir pra uma cidade e pegar as melhores dicas com quem realmente mora naquela cidade? Por isso o slogan é Participate in Creating a Better World, One Couch At a Time, ou seja, "Participe na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez”. Em julho do ano passado, o site tinha registrados cerca de 600000 membros em 231 países. O Rio de Janeiro tem uma das maiores comunidades de couchsurfers do mundo!!! E eu, certamente, serei uma host qdo voltar pro Brasil... Detalhe: tanto o Arno qto a Magda nos deram a chave de casa... Unbelievable!

As cidades, uma graça! Segundo Brian as casas são desorganizadas! Hahaha! Na Irlanda e na Inglaterra elas são todas iguais, o q pra mim é lindo. Pra ele, um tédio e uma falta de imaginação... Caminhamos um monte até uma parte de Fredrikstad super parecida com Gramado! Uma estradinha pra subir o morro, em direção ao lugar mais silencioso q já vi na vida. Sem muros e sem cercas... Apenas casinhas de madeira e pátios enormes!


Casas "desorganizadas" e lago congelado!


The Old Town in Fredrikstad, 1567

Mas uma hora a gte tem q voltar e encarar o “mundo real”. Cheguei sexta direto pro trabalho. Ontem dormi o dia todo, trabalhei de novo de noite, e só agora parei pra pensar em tudo q aconteceu... Me sinto culpada... Mas em novembro, qdo descobrimos a doença do Guegue e contei pra uma pessoa especial, ela disse: “vai viajar... Ele ia preferir te ver na Europa, no meio dos perfumes!” E eu sei q isso é a mais pura verdade... Então, Gueguinho, só o q tenho a dizer é obrigada pela tua participação na criação de um mundo melhor. Eu desejo q, esteja onde tu estiver, alguém tenha te recebido de braços abertos, com muita coisa pra compartilhar, um pão quentinho e um cafezinho recém passado, daqueles q tu adorava... É difícil pensar q nunca mais vou te ver... Mas, por enquanto, prefiro pensar q tu ainda está em Itaqui... Me esperando, me cuidando e torcendo por mim... Como tu sempre fez!


Pobrezinhos... Acham q moram na praia!


Janela da casa da Magda


Janela do trem... De outro mundo meeeesmo!

8 comentários:

  1. Lindinha.. pouca gente pode imaginar o significado que o Guegue teve nas nossas vidas, na tua e dos guris principalmente.. Mas isso não importa, o importante é tu reconhecer e saber expressar o que ele foi e vai continuar sendo..
    A vida continua, mesmo que seja com essa "dorzinha" a mais..
    Não me canso de repetir: "Ainda bem que nós temos nós!!"

    ResponderExcluir
  2. Linda, imagino a tua dor, mas a vida vai prá frente!! Mesmo sem o Guegue e mesmo não querendo!! Nada dura para sempre, nem o bom nem o que é ruim. Então,... vai passar!!!
    Qdo sobrar uma grana, compre "a french parfum" em homenagem a Guegue e segue em frente!!
    Todos estaremos aqui para te apoiar quando voltares. Se voltares.....!! (Clecy, não briga comigo e já começa a imaginar teus netinhos europeus, lindo, trilíngues).
    Os lugares são lindo, adoro as tuas fotos, aliás, outra possível carreira para se pensar: fotografia!!!
    Dine, vc fotografa com a alma!! E se consegue isso com a câmera que conheço, imagino o que faria com um equipamento profissional!!
    Muitos bjos, linda!

    ResponderExcluir
  3. Ah!!! Já estava esquecendo!
    No Rio o teu sofá é aqui em casa!!!
    Definitivamente!

    ResponderExcluir
  4. Nadine, querida !

    Continuo te endo e te seguindo, embora em silêncio.
    Lamento pela morte do Guegue. A vida, infelizmente, também é de feita de mortes.
    Se eu pudesse ser ouvido por ti e tivesse a capacidade da persuasão, te diria apenas : NÃO VOLTA MAIS !
    Digo de outra forma : fixa residência na Europa e usa Itaqui como lugar de férias e reencontro.
    Não entenderás totalmente se eu te explicar o porquê da recomendação agora. Mas entenderás se voltares.
    Corro o risco de nunca mais te ver, eu que gosto demais de ti. Mas te prefiro longe e no mundo civilizado. Fica aí, guria ! Enquanto és jovem, sem filhos e com compromisso de ser uma pessoa feliz.
    Beijo e abraço de urso !

    Pizarro

    ResponderExcluir
  5. Li agora as tuas palavras que me molharam os olhos. Eu que estou aqui todos os santos dias ainda não acredito, só o que "aprendi" a pensar é que ele está melhor agora e que certamente queria te ver aí ou em qualquer outro lugar contanto que estivesse feliz e realizada e graças a deus que tu deste essa alegria a ele, sem culpa. Agora entrega nas mãos do tempo.

    beeeijos e muitas mas muitas saudades!
    (paty e biscoito) =)

    ResponderExcluir
  6. sorry pela tu perda...espero que teu coração se sinta em paz e na luz...
    enfim, leio sempre teu blog e tô adorando, mesmo antes de chegar aqui em Dublin, agora já estou aqui há 3 semanas...e ainda acompanho com frequência tuas aventuras....parebéns pelas inciativas e divertidos posts no blog...
    bjks
    flá

    ResponderExcluir
  7. é isso ai Dine, carrega o guegue no lugar mais lindo DO teu coração e o q fica são as boas lembranças e tudo que tu aprendeu com ele!
    Beijos com muito carinho!

    ResponderExcluir
  8. Dine, depois de muita aula , acho que consegui!!! Rafa me ensinou a colocar comentarios!! Estou esperando pra ver as fotos da Escócia!! bjos

    ResponderExcluir